Ordem do dia 16 de outubro de 2023.

SESSÃO ORDINÁRIA HOMENAGEM AOS VEREADORES QUE PRESIDIRAM A CÂMARA

Abertura:

PATRICIA: Boa noite a todos, saudamos a presença dos Colegas Vereadores e das Vereadoras, o Prefeito Municipal Rodrigo Jacoby Trindade, o Vice Prefeito municipal, Secretários aqui presentes, vereadores mirins e aos presidentes que já passaram por esta casa. Declaro em nome de Deus aberta esta sessão:

Leitura de texto bíblico:

Quando os justos florescem,
o povo se alegra;
quando os ímpios governam,
o povo geme.
Provérbios 29:2

Verificação de quórum:

Leitura, e votação da ordem do dia:

Apreciação da Ata da Sessão Anterior:

Matérias do Poder Legislativo:

MOÇÃO DE PROTESTO Nº 042/2023;

• Homenagem aos presidentes que já passaram por esta casa;

HOMENAGEM

PATRICIA: Todos saudamos os Vereadores e as Vereadoras, uma saudação especial a todos os Vereadores que presidiram a nossa Casa. Neste momento damos início a sessão do dia de hoje.

PATRICIA:  Passamos agora para a execução do Hino Nacional Brasileiro;

PATRÍCIA:  Dia 1º de outubro comemoramos o dia do vereador. Mais que comemorar e trocar saudações é também uma data para se refletir sobre o verdadeiro papel do Vereador na sociedade, possuindo um papel importante no município em que atua. Ele é o elo entre a população e o poder legislativo. Reconhecido o “espelho da comunidade” e o ponto de referência dos anseios populares, o Vereador tem uma responsabilidade social muito grande, que vai bem além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo. Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a população, é o Vereador quem recebe diariamente toda a carga de reclamações e de pedidos diversos. É ele que tem que ouvir as críticas – quase nunca elogios – e, na medida do possível, atender o eleitor ou encaminhar a demanda aos órgãos competentes. É verdade que o cargo de Vereador pode até dar certo status aos detentores, o convívio com personalidades e autoridades ilustres. Mas é verdade também que o cargo exige certos sacrifícios, a ausência do lar e da família muitas vezes em função dos compromissos legislativos, principalmente quando se e presidente desta casa, A todos os representantes do povo Mormacense, e em especial aos presidentes que compuseram nossa Câmara, damos saudações especial pela missão que tanto nos orgulha e que escreve diariamente o futuro do nosso Município.

Edson: E hoje realizamos a Entrega dos quadros que compuseram a galeria dos presidentes do plenário Ulisses Adalberto Azambuja Rodrigues desde a emancipação do município, ressaltando a importância da participação de cada um no desenvolvimento do mesmo. Convido agora que venha até aqui receber seu quadro:

1.     PRESIDENTE RUI NICOLODI (EM MEMORIA) – A frente da Câmara no ano de 1993, primeiro presidente da casa.
2.     PRESIDENTE ITORIO ADOLFO MACHADO- A frente da Câmara no ano de 1994.
3.     PRESIDENTE ROGERIO KOENIG- A frente da Câmara no ano de 1995.
4.     PRESIDENTE FREDOLINO PAULUS- A frente da Câmara nos anos de 1996 -1998 e 2000.
5.     PRESIDENTE JOSÉ PANIS GOMES DA ROSA- A frente da Câmara no ano de 1997.
6.     PRESIDENTE LUIZ PAULO GEHLEN- A frente da Câmara no ano de 1999.
7.     PRESIDENTE IRANI LEONARDO CHERINI- A frente da Câmara nos anos de 2001 e 2003.
8.     PRESIDENTE SERIGIO LUIZ G. KNOPF- A frente da Câmara nos anos de 2002 e 2005.
9.     PRESIDENTE ANTONIO LOAR DE OLIVEIRA- A frente da Câmara nos anos de 2004 e 2007.
10.  PRESIDENTE SILVIO  VIEIRA SANDERSON- A frente da Câmara no ano de 2006.
11.  PRESIDENTE EDSON SCHROEDER- A frente da Câmara nos anos de 2008- 2013 e 2022.
12.  PRESIDENTE JORGE LUIZ BERTICELLI- A frente da Câmara nos anos de 2009- 2011 e 2023.
13.  PRESIDENTE ANTONIO MORAES SANTANA- A frente da Câmara nos anos de 2010 e 2012.
14.   PRESIDENTE OLAIR BELO DE CARVALHO- A frente da Câmara nos anos de 2014 e 2017.
15.  PRESIDENTE EDUARDO ZANIN- A frente da Câmara no ano de 2015.
16.   PRESIDENTE RODRIGO JACOBY TRINDADE- A frente da Câmara no ano de 2016;
17.   PRESIDENTE WAGNER DE LORENO- A frente da Câmara no ano de 2018.
18.   PRESIDENTE MARCOS ARINE MALAQUIAS- A frente da Câmara no ano de 2019.
19.  PRESIDENTE SILVIO FERNANDES SANDERSON- A frente da Câmara no ano de 2021.

Grande Expediente:

Pequeno expediente:

Apreciação das Matérias do Legislativo:

• MOÇÃO DE PROTESTO Nº 042/2023;

Espaço Lider de Bancada:

Espaço Explicações Pessoais:

Encerramento.

Publicação Anterior Ata n°31/2023 Sessão Ordinária do dia 02 de outubro de 2023.