3ª Audiência Pública- Dia Nacional do Combate Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A data escolhida carregar o titulo Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi 18 de maio em virtude do crime horrendo executado nesta data, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente por semanas e veio a falecer no dia 18 de Maio de 1973 , em Vitória (ES). Crime este que ficou impune até os dias de hoje. Com o objetivo de prevenir que crimes como este aconteçam, durante este mês o “Maio Laranja” são realizadas atividades com as crianças e adolescentes, bem como com toda a comunidade com o intuito de instruir á prevenção e orientar o combate, divulgando o canal de Denúncia (Disque 100), salientando que a denúncia pode ser anônima, não carregue o peso de não ter proteger vulneráveis.

Nesta quinta-feira, 26/05, no Salão Paroquial Nossa Senhora dos Navegantes na cidade de Mormaço/RS, foi realizada a 3ª audiência pública, visando o combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, promovido pelo Poder Legislativo Municipal. Participaram do evento estudantes, das escolas municipais, da escola estadual, autoridades, cidadãos e funcionários de todas as secretárias do município. Teve como palestrantes a psicóloga Luciane Sauthier e também a delegada da 24ª Região Policial Fabiane Bittencourt.

A psicóloga Luciane Sauthier, primeira a palestrar, falou sobre como o abuso e a pedofilia são vistas do ponto de vista médico, ponderou sobre suas experiências no atendimento de vítimas, explicou como as próprias crianças podem identificar tal abuso, salientou os prejuízos que as vítimas tem no decorrer da vida após sofrer este trauma, sem se quer ter conhecimento do que está acontecendo, ensinou às crianças como identifica-los, bem como pessoas próximas á entender sinais de que algo pode estar acontecendo.

A delegada regional Fabiane de Vargas Bittencourt, falou sobre a importância da rede de apoio estar preparada e ser qualificada, explicou sobre o processo de denuncia, e sobre as consequências de quando abusos são negligenciados, salientando a importância da atenção de todos, amigos, professores, agentes de saúde

para essa identificação, tranquilizou explicando que hoje apenas a palavra da criança basta e que o objetivo é preservar a integridade e a saúde física e psicológica das crianças e adolescentes, enaltecendo a importância da abordagem desse assunto, para instrução e prevenção de possíveis danos irreversíveis.

Publicação Anterior LISTA DE PRESENÇA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 24 DE MAIO DE 2022