Vereadores de Mormaço participaram de reunião da Avasb em Victor Graeff

(Foto: Mauricio Orsolin / ClicSoledade)

Edis da região do Alto da Serra do Botucaraí estiveram reunidos na sexta-feira 10/05, em Victor Graeff, prestigiando aquela que é a mais nova filiada da AVASB. No encontro, presidido por Moacir Ortiz (Barros Cassal), a presença do gerente da agência do Banrisul da cidade, Roberto Carlos Dias Rodrigues. Ele discorreu sobre a importância do Microcrédito, programa que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul [em conjunto com o Banrisul instituiu, com o objetivo de conceder financiamento para atendimento de necessidades financeiras de atividades produtivas de pequeno porte. O executivo ponderou sobre a importância de que os vereadores daqueles municípios que ainda não aderiram ao programa intercedam junto às prefeituras, a fim de que ingressem, aproveitando esta iniciativa direcionada a microempreendimentos, formais ou informais. São geridos por maiores de 18 anos e que possuam experiência de, pelo menos, seis meses na atividade, nos segmentos de indústria, comércio e serviços. “Trata-se de solução econômica para pequenos empreendedores locais, com custos baixos, destinados a investimentos e/ou capital de giro” – assinalou. Rodrigues pôs em relevo a preocupação vinculada à preparação dos pequenos empreendedores para a gestão eficiente de seus negócios.

Em outro ponto de pauta, relacionado à segurança pública, o representante do GPM de Victor Graeff, sargento Airton da Rosa, falou sobre as deficiências da Brigada Militar local, especialmente no que se refere ao efetivo. Sugeriu a intervenção da AVASB junto à Secretaria de Segurança do Estado, no sentido de que sejam realizadas formações de PMs com vagas direcionadas à região, o que poderia minimizar a falta de policiais. Em razão disso ser comum em  praticamente todos os municípios da região, o assunto foi amplamente discutido, com inúmeras sugestões de alternativas e possibilidades de mobilização. Foi concluído ser imperiosa a movimentação no restabelecimento da comissão de segurança da AVASB e pela tentativa de agendar audiência pública regional que amplie a discussão, com a presença do secretário de Segurança e o comando da BM no Estado.

Problemas de ausência de sinal de telefone discutidos

O presidente da Câmara de Vereadores de Victor Graeff, Lairton André Koeche, pediu a intervenção da AVASB junto aos organismos competentes,  em busca de solução quanto à falta de cobertura de sinal de telefonia no município. Assinalou haver algumas regiões com ausência total de sinal. A sugestão discutida foi no sentido de que todos os municípios da AVASB levantem esta questão, sendo elaborado um relatório que deverá ser entregue ao deputado estadual Ernani Polo, presidente da Comissão Parlamentar da AL/RS, que trata deste assunto.

Ao final da reunião, Moacir Ortiz avaliou como positivo o encontro em Victor Graeff. Antecipou que alguns assuntos levantados ao final daquele encontro, relacionados ao emplacamento de tratores agrícolas e outros, serão retomados e ampliados na próxima reunião da entidade. Ela está prevista para o dia 7/6, em Soledade, quando executivos da RGE estarão falando sobre o abastecimento de energia na região.

Publicação Anterior Resumo da Sessão Ordinária dia 13-05-2013

Leave Your Comment