Ata n°28/2023 Sessão Ordinária do dia 11 de setembro de 2023.

Ata n°28/2023 Sessão Ordinária

Aos 11 dias do mês de setembro de dois mil e vinte três, na Câmara Municipal de Vereadores de Mormaço, no Plenário Ulisses Adalberto A. Rodrigues os Vereadores se reuniram para uma Sessão Ordinária do corrente ano. A Presidente solicitou a Sônia Mara Kuhn que fizesse a leitura do texto Bíblico. Após solicitou que a secretária que fizesse a verificação do quórum com a chamada nominal dos vereadores: Adelar Derlam, Edson Schroeder, Antônio Loar de Oliveira, Sônia Mara Kuhn, Patrícia Rodrigues, Marcos Arine Malaquias, Silvio Fernandes Sanderson e Walmir Antônio de Oliveira. Presentes os Senhores Vereadores em número legal, deu-se continuidade aos trabalhos. Passou- se a apreciação da ata da sessão anterior, ata aprovada. Passou-se a Leitura das Matérias do Legislativo: Moção Nº036/2023-MOÇÃO DE PESAR a sra. Maria Bernardina Rodrigues Flores; Moção Nº037/2023-MOÇÃO DE PESAR a sra. Olga Maria Cherini; Indicação Nº 012/2023- de autoria do vereador Adelar Derlam; Indicação Nº 013/2023- de autoria do vereador Adelar Derlam; Passou-se ao Pequeno Expediênte: O primeiro a usar da palavra foi o vereador Adelar Derlam, que parabenizou as 10 equipes que se classificaram no Campeonato de Bocha do município. Também reforçou alguns pedidos a respeito de bueiros e trechos de estradas do interior, e comentou sobre as indicações que protocolou, lembrando da importância de ambas. Após, a vereadora Sônia Kuhn se manifestou para contribuir com as colocações do colega Adelar. Ela expôs o pedido de alguns moradores com relação à iluminação pública, bem como aos buracos no asfalto entre a comunidade da Água Branca e São Miguel. Segundo ela, muitas pessoas estão reclamando da condição da estrada que leva ao cemitério, por isso pediu ao prefeito para desentupir os bueiros e patrolar o local. Por fim, questionou sobre o andamento do reajuste aos funcionários públicos, situação que muitas pessoas estão questionando. Passou-se ao Grande Expediente: Abrindo o uso do espaço, o vereador Edson Schroeder deixou seu reconhecimento aos colegas que jogam bocha pelo campeonato e pela classificação das equipes, bem como para a população que está participando dos eventos, mencionando o Campeonato de Futsal de Mormaço. Dessa forma, sugeriu que a municipalidade pense em algum evento esportivo para envolver as crianças mormacenses. Ele também elogiou as indicações do vereador Adelar, mostrando-se favorável à ambas. Sobre a questão dos asfaltos, o vereador lembrou da necessidade em mantê-los para a trafegabilidade da população. Quanto ao reajuste dos funcionários, explicou que é necessário aguardar a lei aprovada do fundo, que tem prazo de 90 dias, para que o reajuste seja concedido. Por fim, deixou sua solidariedade para com os municípios atingidos pela enchente e disse que entrou em contato com a Administração Municipal de Mormaço para auxiliar as cidades. Em seguida, o vereador Sander Campos reforçou os parabéns à população de Mormaço que tem participado dos eventos do município, e reiterou o pedido do colega Adelar porque alguns moradores estão reclamando da estrada da Coxilha Seca, que se encontra em condições precárias de trafegabilidade. Ele solicitou o envio de uma patrola ou que seja feito uma valeta para escoar a água, a fim de não a deixar empoçada sobre a estrada. Encerrando as manifestações, a presidente Patrícia Rodrigues parabenizou toda a comunidade mormacenses que se mobilizou para ajudar as cidades atingidas pelas enchentes. Segundo ela, a Câmara Municipal está trabalhando na possibilidade de auxiliar os atingidos. “Temos que reconhecer o nosso esforço humano e pessoal, mas agora eles estão precisando muito de mão-de-obra para ajudar a limpar as cidades”, expôs. A presidente ainda disse ser favorável às indicações do colega Adelar e lamentou os falecimentos ocorridos no município. A respeito do reajuste ao funcionalismo público, Patrícia esclareceu que os vereadores seguem trabalhando e cobrando para que seja realizada a concessão. “Se o prefeito prometeu, alguma resposta ele vai dar. Nós nunca deixamos de cobrar, tanto é que sempre estou questionando sobre o reajuste e o auxílio às empresas. Nós temos muitas ideias e vontade de fazer as coisas, mas precisamos da autorização, não podemos fazer sozinhos”, concluiu. Passou- se a apreciação das matérias do Executivo: Projeto de Lei Nº 025/2023, será encaminhado ao poder executivo; Passou-se a apreciação das matérias do Legislativo: Moção Nº036/2023-MOÇÃO DE PESAR a sra. Maria Bernardina Rodrigues Flores, será encaminhada aos familiares; Moção Nº037/2023-MOÇÃO DE PESAR a sra. Olga Cherini. será encaminhada aos familiares; passou-se ao espaço explicações pessoais, não havendo inscritos e nem matérias para deliberação, e ninguém mais escrito nos espaços mais nada a tratar o Presidente declarou encerrada a presente sessão, a qual vai assinada pelo presidente e demais vereadores. Fica o vídeo da sessão como prova de esclarecimentos desta ata.

Publicação Anterior ORDEM DO DIA SESSÃO ORDINÁRIA DIA 18-09-2023