COMITIVA DE MORMAÇO REÚNE-SE COM DEPUTADO SERGIO TURRA NA SEDUC EM BUSCA DE MELHORIAS NA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO

Na manhã desta terça-feira, 14, A comitiva de Mormaço composta pelo Presidente da Câmara de Vereadores Edson Schroeder, o vereador Adelar Derlam, o Prefeito Rodrigo Jacoby Trindade, o Diretor de Educação Waner Silveira e o diretor da escola Estadual Adilson Kuhn, juntamente com o deputado Sérgio Turra (Progressistas) reuniram-se com o diretor geral da Secretaria de Educação do RS, Guilherme Couto. A pauta principal do encontro foi o projeto prevendo diversas melhorias para Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo. Em reunião também foi tratada á liberação da emenda em positiva de 50.000 reais disponibilizada pelo Deputado Adolfo Brito para recuperação da quadra de esportes da mesma, com o intuito de que seja executada por licitação através de empresas do próprio município para que seja realizada com maior agilidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Trindade, uma parte do educandário está em condições precárias e já com laudo de interdição. “ A estrutura de parte do prédio está comprometida e o restante precisa de uma reforma urgente. Os alunos estão sendo realocados para outros espaços da escola”, comentou Trindade

O diretor da escola, Adilson Kuhn, encaminhou um relatório completo das condições do prédio e as alternativas mais urgentes. Já o vereador e presidente da Câmara, Edson Schroeder, relatou os prejuízos da comunidade escolar com a edificação condenada e disse que o Poder Público do município está disposto a colaborar no que for necessário para resolver este impasse. “ Precisamos unir forças e dar andamento ao projeto de reforma ou de construção de um prédio novo, já que o município e nem o estado possuem espaço para acomodar provisoriamente as crianças”, comentou o vereador.

Após o relatório apresentado, Couto informou que irá repassar o mais rápido possível um recurso como forma de autonomia financeira para a escola, que irá providenciar a demolição da parte condenada do prédio. Feito essa primeira parte, a diretoria de obras da SEDUC, junto com a coordenadoria regional de educação, Secretaria de Obras do Estado e prefeitura, darão andamento nos demais projetos de reforma da escola. “ Repassarei de imediato o recurso para demolição e na sequência vou autorizar o envio de mais verbas para outras demandas, principalmente as já autorizadas por emendas parlamentares”, disse o diretor geral, afirmando que pretende liberar o mais rápido possível a verba da emenda de restauração da quadra esportiva para que a escola consiga fazer as licitações.

“ Estamos juntos nesta luta com a comunidade de Mormaço para tentar melhorar as condições de funcionamento da escola. Tivemos um grande avanço hoje, mas o caminho é longo”, explanou Turra.

Na sequência, a comitiva foi recebida pelo Secretário de Obras do RS, Volnei Minozzo, onde o objetivo principal foi pedir  agilidade na execução do projeto, deixando clara a necessidade do município, o secretário informa que já está em processo adiantado.

Publicação Anterior Ata n° 15/2022 – Sessão Ordinária do dia 06 de junho de 2022